Antes, um pouco de história sobre o carro de verdade. O 959 foi fabricado entre 1986 e 1989. Originalmente o carro foi produzido em sua versão de rua para que fosse possível homologar a versão de Rally do Porsche 959 para o lendário e mortal Grupo B.
Em 1986, o 959 segurou o recorde de veículo de produção em série mais rápido do mundo, com 319 Km/h, até ser destronado em 1987 pela Ferrari F40, que atingiria 324 Km/h. O 959 foi um dos carros mais tecnológicos de sua época, aliás, para muitos, foi considerado o carro mais avançado do mundo durante seus anos de produção.
Entre as tecnologias, estava a tração integral, até então um tabu em carros esportivos. Futuramente, a Porsche tornaria todos os modelos do 911 turbo a partir da geração 993 carros com tração integral , sem prejuízo da criação das famosas versões aspiradas - Carrera 4 e 4S.
O 959 de rua pesa cerca de 1.450 Kgs, utiliza caixa de câmbio manual de 6 marchas, com motor traseiro, 2.8, 6 cilindros boxer, bi-turbo, que produz 444 Hp a 6500 RPM e 51 Kgfm de torque a 5500 RPM. Foram produzidas 337 unidades do carro.
Em termos de performance, o 959 faz de 0 a 100 Km/h em 3,6 segs; 0 a 200 Km/h em 13,6 segs; a marca de 1 km é percorrida em 21,6 segs e o quarto de milha (402 metros) em 11,8 segs.
A miniatura que você verão nas fotos é da marca AutoArt, lançada em 2012. Há outra marca, EXOTO, que fabricava o 959 na escala 1/18. Tanto a AutoArt, como a EXOTO, reproduzem perfeitamente o 959. A diferença é que como a EXOTO não fabrica mais o modelo, isto o torna exclusivo e, por consequência, caro. Não se preocupe, o AutoArt é tão bom (ou melhor) e pode sair mais barato.
Você gostou? Quer mais fotos detalhadas de algum aspecto do modelo acima? Alguma pergunta? Mande seu comentário abaixo!
Visite nossa página no facebook: http://www.facebook.com/korncars e dê um curtir para ter acesso a mais conteúdo, bem como conhecer outros fanáticos com a mesma paixão que nós por carros esportivos.
Não deixe também de visitar o blog KARS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário