sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MCLAREN F1 AUTOART 1/18

Mais um capítulo da seção super-carros na escala 1/18!

Recentemente, a AutoArt lançou a Mclaren F1 na escala 1/18 que, na minha opinião é a melhor versão já feita do modelo nessa escala. Antes disso, você teria que se contentar com o modelo da falecida UT Models, que, na minha opinião, continua sendo um excelente exemplar e um ótimo custo benefício. 

Uma McLaren F1 da UT Models com caixa e novinha pode ser encontrada por cerca de R$ 300,00 nas mãos de colecionadores. Já uma da AutoArt, na coleção signature, pode chegar a R$ 1.000,00. Considerando o legado deste carro, eu quis investir no AutoArt, e não me arrependo.

Antes das fotos, um pouco de história sobre o carro que segurou por muitos anos o recorde de carro mais veloz do mundo.

O McLaren F1 foi produzido entre 1992 e 1998. O motor, um 6.1 Litros, V12, aspirado, fabricado pela BMW, produzia singelos 618 Hp a 7400 rpm e 66,4 Kgfm de torque a 5600 rpm na versão de rua e mais conhecida do público geral. Essa versão pesava 1.138 Kgs. O carro é tração traseira, com motor na posição central e permite a presença de TRÊS ocupantes... sim, você não leu errado, o número é "3", um dos traços mais distintos e únicos do carro! O motorista dirige no banco do meio, para dar perfeito equilíbrio a distribuição de peso quando estiver sozinho.

A criação de Gordon Murray ficou para sempre imortalizada ao bater o recorde de velocidade máxima para um carro de "produção em série" em 1998, alcançando 391 Km/h, feito que viria a ser batido cerca de 7 anos depois por concorrentes como o Bugatti Veyron e o Koenigsegg CCR. Porém, se me perguntarem, eu sempre acharei o feito da McLaren mais impressionante.

Primeiro, o motor é aspirado e tem singelos 618 Hp, o que é equivalente, por exemplo, a um Porsche 911 GT2 RS e é 382 Hp mais "fraco" que um Bugatti Veyron. Segundo, é um carro que foi pensado em todos os aspectos - um petardo em linha reta, excelente em autódromos (afinal, é leve) e razoavelmente prático para um carro que pretendia ser o carro mais radical da história.

Foram produzidos 106 carros, dos quais 64 eram na versão de rua (como o das fotos), 5 eram versão LM (680 Hp, 71,8 Kgfm e 75 Kgs mais leve), 3 na versão GT (simulavam as versões de corrida, mas podiam ser utilizadas na rua), 5 protótipos (XP), 28 na versão GTR (de corrida propriamente) e 1 protótipo XP LM.

Dados de perfomance:

- 0 a 100 Km/h: 3,4 segs.
- 0 a 160 Km/h: 6,3 segs.
- 0 a 240 Km/h: 12,8 segs.
- 0 a 320 Km/h: 28 segs.
- 400 Metros: 11,1 segs a 222 Km/h.
- 1000 Metros: 19,6 segs a 285 Km/h.



























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